A última semana foi marcada pela Black Friday, e segundo dados apurados pela Bnex , houve um crescimento nas vendas em relação a 2022, com destaque para os clientes fidelizados. Para se ter uma ideia, enquanto as vendas em supermercados cresceram em média 4% no dia e 5% na semana de forma geral, as vendas entre os fidelizados teve um aumento de 37%.
O faturamento também teve um maior impacto entre os fidelizados atingindo 38,5% na sexta-feira e 42,9% durante a semana. Apesar de registrar um percentual menor, o faturamento geral, contando os clientes não fidelizados, cresceu nos empreendimentos durante a data especial (20,5%) e semana (13,3%).
Um dos grandes destaques foram os atacarejos, que registraram aumento de 55% nas vendas dos fidelizados no dia 24 de novembro, enquanto na semana esse crescimento foi de 39%. Em relação ao faturamento com o público fidelizado, o modelo de cash & carry contabilizou um aumento de 50,6% no dia e de 53,9% na semana.
De forma geral, os atacarejos tiveram o melhor desempenho no faturamento com 31,8% de crescimento em relação ao ano passado. Entretanto, no âmbito de vendas o destaque foi para os hipermercados que atingiram aumento de 9%, enquanto os atacarejos e supermercados apresentaram índices de 7% e 4%, respectivamente.
Evandro Alampi, head de inteligência da Bnex, afirma que o sucesso do setor é fruto de um planejamento feito com antecedência que envolve marketing, CRM, comercial e operações das lojas. Tudo isso para entender quais são os produtos com potencial de atrair movimento nessas datas promocionais.
O especialista também alerta que não há uma receita única, cada rede utilizou estratégias que melhor se adequaram ao tamanho e objetivos.
Alampi ainda destaca que lojas físicas são diretamente impactadas pelos canais digitais, portanto é importante realizar campanhas com a base de consumidores por meio de publicações nas redes e outras estratégias de marketing digital. Nesse tópico, o especialista reforça a importância das datas sazonais para atrair novos consumidores e potencializar as ações.
“O varejista precisa trabalhar a sua regra promocional ao longo do ano, esquentando e melhorando sua base de clientes para que quando chegue à Black Friday, ele consiga fazer uma ativação direta. Então, você começa a trabalhar na segmentação de clientes. Às vezes, não é possível fazer promoções em todos os produtos e para todos os clientes, mas sim direcionar via plataforma de CRM essas ofertas para atrair os clientes à loja”, explica.
Lopes Supermercados
Renato de Paula Silva Mattos, gerente de marketing na rede Lopes Supermercados , compartilha o crescimento da empresa em relação à Black Friday do ano anterior, principalmente na sexta-feira, e ressalta que a data já é considerada como uma das principais em relação às vendas no ano.
“Além de todas as ativações contidas em nossa régua de relacionamento, buscamos também a sinergia entre as ações planejadas no calendário promocional da marca. Essa estratégia permite oferecer benefícios como descontos, conteúdos diferenciados e prêmios dentro do nosso aplicativo de forma única e personalizada”, afirmou.
Segundo ele, os produtos de maior destaque foram as bebidas alcoólicas, como cervejas e uísque, porém também houve crescimento significativo em itens como leite, arroz, congelados e produtos de limpeza.
Fonte: SA Varejo