O volume de vendas no varejo do Reino Unido cresceu 0,3% em maio, após uma evolução de 0,5% registrada em abril, segundo estimativas divulgadas nesta sexta-feira (23) pelo ONS, o escritório nacional de estatísticas. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, as vendas devem ter caído 2,1%, segundo os dados preliminares.
O volume de vendas no chamado varejo sem loja, basicamente representado pelo comércio online, aumentou 2,7% em maio, devido às fortes vendas de produtos relacionados ao ar livre e roupas de verão. Isso foi impulsionado pelo clima quente na segunda quinzena do mês.
Já o volume de vendas das lojas de combustíveis automotivos aumentou 1,7% no mês, após uma queda de 1,7% em abril. Mas esses volumes de vendas ainda estão 9,5% abaixo dos níveis pré-pandemia de covid-19 (fevereiro de 2020).
O volume de vendas das lojas de alimentos caiu 0,5% em maio de 2023, com algumas evidências de aumento nos gastos com delivery e fast food por causa do feriado bancário extra. No entanto, os varejistas também indicaram que o aumento do custo de vida, em especial dos alimentos continuaram afetando os volumes de vendas.
O volume de vendas das lojas não alimentares caiu 0,2% em maio de 2023, após um aumento de 0,9% em abril.
Fonte: InfoMoney