As vendas varejistas na Alemanha tiveram queda real (descontada a inflação) de 0,8% em julho em relação a junho e foram 2,2% menores do que as observadas em julho de 2022, de acordo dados provisórios e com ajustes sazonais do Destatis, o serviço federal de estatística.
Em julho de 2023, as vendas de produtos alimentícios aumentaram 2,0% em termos reais e 2,1% em termos nominais na Alemanha ante o verificado em junho. Na comparação com a mínima de dezembro de 2022, as vendas reais do varejo alimentar, com ajuste sazonal e de calendário, foram 4,4% maiores.
Os consumidores compraram, portanto, um pouco mais produtos de mercearia do que no final de 2022. Uma razão para isso, segundo o Destatis, é o fato de os preços dos alimentos estarem em queda desde março de 2023.
Por outro lado, as vendas reais no varejo alimentar caíram 1,8% ante julho de 2022, enquanto as vendas nominais aumentaram 6,8%. Com isso, as vendas reais no comércio de alimentos na Alemanha apresentaram queda durante 25 meses consecutivos em comparação com o mesmo mês do ano anterior.
Esse declínio nas vendas reais, combinado com um aumento significativo nas vendas nominais, significa que os consumidores compraram menos produtos de mercearia do que nos mesmos meses do ano anterior, mas tiveram de gastar significativamente mais dinheiro com eles.
Fonte: InfoMoney