O Vietnã abriu uma investigação sobre alegações de que açúcar originário da Tailândia está sendo importado via países vizinhos para evitar impostos antidumping, informou Ministério do Comércio vietnamita.
Em junho, o Vietnã impôs uma taxa antidumping de 47,64% sobre alguns produtos de açúcar da Tailândia, um dos maiores exportadores de açúcar do mundo, por cinco anos.
A investigação ocorre após acusações de empresas locais de que produtos de açúcar estavam sendo importados do Laos, Camboja, Indonésia, Malásia e Mianmar sem que fossem originários desses países.
As importações de açúcar no Vietnã aumentaram cinco vezes, para 527 mil toneladas, de outubro de 2020 a junho deste ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior, disse o Ministério do Comércio em um comunicado.
As importações da Tailândia, no entanto, caíram 38% no mesmo período.
“A indústria do açúcar forneceu evidências mostrando sinais de evasão das medidas comerciais do açúcar tailandês por meio dos cinco países mencionados acima, especialmente o salto repentino nas importações de açúcar”, acrescentou o comunicado.
O vice-ministro do comércio da Tailândia, Sansern Samalapa, disse à Reuters que o ministério estava ciente da investigação do Vietnã, mas não falou se as alegações são verdadeiras. Ele acrescentou que as autoridades tailandesas no Vietnã vão analisar as acusações.
Fonte: Reuters